Um evangelho pra chamar de meu!

ichristian

Esta semana cansei de ouvir de muitos cristãos as seguintes frases:

– Eu cuido da minha vida.
– Não quero ninguém se metendo na minha vida!
– Não tenho que dar satisfações sobre o que faço ou deixo de fazer!

Fiquei pensando que tipo estilo de vida andam pregando por ai. Além disto, que tipo de leitura o pessoal tem feito das Escrituras. Parece que o que vale é o que EU ACHO. Qualquer idéia de comunidade só vale a pena se esta convivência for dissociada de comunhão. Se tiver que ser discipulado, só farei se não tiver que me abrir.

Algumas das pessoas com que conversei passaram por experiências de abusos espirituais, sendo usadas e controladas por líderes loucos que pensam serem deuses. E estas experiencias ruins trazem enorme malefícios quando falamos de discipulado.  Até entenderem que discipulado é necessário, e isto não é lavagem cerebral, acaba demorando um tempo.  Este é o caminho mais saudável para que a igreja viva numa comunhão maior do que tem vivido hoje.

E não tive como não lembrar da febre dos iPods de hoje. Estes maravilhosos aparelhos que nos facilitam no momento de ouvir a música que quisermos, também nos fazem ter uma trilha sonora própria e somente minha. Monto a lista de músicas que gosto, coloco meus fones de ouvidos e saio caminhando sem que as pessoas que passam ao meu redor saibam o que ouço. Existem casas em que famílias ouvem músicas diferentes, isoladas pelos fones de ouvido e não sabem nem mesmo o que cada um escuta. Um isolamento em algo tão maravilhoso que é a música.

Quando era adolescente, uma das maiores expectativas que eu tinha era a de compartilhar músicas com meus amigos. Íamos para a casa um dos outros e ouvíamos os discos juntos. Aprendíamos uns com os outros. Colecionávamos discos juntos, dividíamos a música como quem divide a vida. Algo nos unia e isto era vida pra gente! Se víamos um amigo ouvindo uma música mais down, era um sinal que algo estava acontecendo. Se as paixões e crescimento estavam a mil ouvíamos músicas mais agitadas. Tudo isto em alto e bom som! Boa música não era para ser guardada, mas compartilhada!

Hoje o “alto e bom” som resume-se aos fones de ouvido e posteriormente a uma audiometria! rsss

Ficamos isolados, não querendo que ouçam as canções que parecem servir somente para mim mesmo! Não vou compartilhar. Isolamento mesmo conectado ao mundo pela internet.  Isto reflete nesta geração que quer o isolamento. Como se a canção que vem do céu possa ser isolada por fones de ouvidos…

Não foi este o chamado de Cristo! Ele chamou para sermos uma comunidade da fé. Gente que deveria ter companheiros de caminhada. Não temos que nos abrir a todos da comunidade da fé, mas escolhermos pessoas que sejam idôneas e AMIGAS. Até porque só ouvi verdades mesmo de amigos.

Olho para Cristo e vejo ele andando numa multidão. Apesar disto, ele escolheu doze para andar com ele de forma íntima. Dividindo dores, sonhos e angústias da alma. Não vejo ele se isolando dos amigos de caminhada, que ele escolheu como discipulos. Ele só se isolava para falar com o próprio Pai. Vivia na comunidade dos doze e entre a multidão. Não há exemplo maior do que o próprio Mestre.

Este “isolacionismo” que parece querer reinar no meio da igreja de nossos dias é danoso. Afinal, se me isolar como poderei falar aos meus amigos que a canção que está em minha alma anda muito triste? E se a canção for linda, porque vou deixar de compartilhá-la com meus amigos? O caminho saudável é compartilharmos uns com os outros nossas dores e alegrias.

Se um conselho pode ser bom, me atrevo a dar o seguinte:  Não ande sozinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s